Rua da Trindade, 5, 2.º esq. 1200-467 Lisboa, Portugal / tel +351 213 430 191
Tuvalu! Kasulu! Turku! Bintulu!
A propósito de várias celebrações, religiosas e profanas, como a Páscoa e o Halloween, as férias de Verão, e de factos relevantes do seu trabalho, como prémios e novos clientes, a Silvadesigners enviou, entre 2002 e 2004, diversos postais auto-promocionais. O minimalismo e a repetição enfatizavam o humor e a oportunidade dos temas. As qualidades desta primeira série de postais foram reconhecidas com o 1º Prémio na categoria de Mailing Publish/Briefing 2002 e o Prémio Prata na categoria de Design Auto-Promoção no 5º Festival do Clube dos Criativos, 2003.



Tuvalu! Kasulu! Turku! Bintulu!

/ (1 of 1)

Tuvalu, Pacífico Central. A estação de ciclones vai de Outubro a Março. 95 por cento dos habitantes de Tuvalu são polinésios. O Tuvalu tem 26km2 de área total. Não há censura na comunicação social.

Kasulu, Tanzânia. Em 1964, Zanzibar e Tanganhica fundiram-se para formar a Tanzânia. Um terço do país é constituído por parques nacionais e reservas de caça. 99 por cento dos tanzanianos pertencem a um dos 120 grupos étnicos bantos. A imprensa diária é de serviço público.

Turku, Finlândia. A Finlândia tem mais de 60 mil lagos e rios. 89 por cento dos finlandeses são luteranos evangélicos. Existem 1,5 milhões de saunas para os 5 milhões de habitantes. Nove em cada dez finlandeses compram um jornal diário.

Bintulu, Bornéu, Malásia. Na Malásia chove 200 dias por ano. As malaias muçulmanas são encorajadas a adoptar o véu religioso. O Bornéu tem as florestas tropicais mais antigas do mundo. O partido dominante UNNO controla a imprensa mais influente.




Gaspar! Baltazar! Melchior!

/ (1 of 1)


Gaspar! O jovem descendente de Sem, representa os semitas da Ásia, cujo bem mais apreciado é o incenso, que simboliza a divindade do Menino Jesus.

Baltazar! Negro e com barba, identifica-se com os filhos de Cam, os africanos, que oferecem a mirra ao Menino Jesus, em alusão à sua paixão e ressurreição.

Melchior! O ancião de cabelos brancos, simboliza os herdeiros de Jafé, isto é, os europeus que oferecem ao Menino Jesus um presente de ouro que atesta a sua realeza.




26! Dejá vu! Rebajas! Crise! Fé!

/ (1 of 1)


26! A Society for News Design atribuiu 26 prémios a Jorge Silva pela direcção de arte dos suplementos Y e Mil Folhas do jornal Público, referentes ao ano de 2001. Um Gold Award e um Silver Award para a categoria de Entertainment Page Design, um Gold Award para a categoria de Illustration Individual Portfolio, 6 Awards of Excellence para a categoria de Illustration Single, 16 Awards of Excellence para a categoria de Entertainment Page Design e um Judge’s Special Recognition para a categoria de Entertainment Page Design. Dos 32 prémios atribuídos a Portugal, o Público recebeu um total de 30, o que o coloca no quinto lugar dos jornais mais premiados a nível mundial.

Dejá vu! Mais prémios. A Society for News Design atribuiu 18 prémios ao Diário de Notícias, referentes ao ano de 2002. Dez prémios pertencem à revista LX Metrópole, uma criação da Silva! designers: 9 Awards of Excellence para a categoria de Entertainment Page Design e um Silver Award para a categoria de Designer Portfolio. Também os suplementos Y e Mil Folhas do jornal Público, projectos de Jorge Silva e Sónia Matos, obtiveram 26 dos 27 prémios atribuídos ao jornal: 23 Awards of Excellence para a categoria de Entertainment Page Design, dois Silver Award e um Judge’s Special Recognition na mesma categoria. Silva! designers. Quem sabe, ganha.

Rebajas! La prensa portuguesa utiliza frecuentemente el servicio de los talleres de diseño españoles para sus nuevos proyectos y rediseños de periódicos y revistas. Los resultados son generalmente excelentes. Pero hay talleres de diseño portugueses que pueden demostrar una experiencia semejante y con ventajas locales. Proponer un diseño editorial y gráfico moderno, atrayente y enfocado a los objetivos del cliente. Silva! designers. Calidad ibérica. Precios portugueses.




Páscoa! Natal!

/ (1 of 1)


Ilha de Páscoa! Com 116 km2, situada no sudoeste do oceano Pacífico, a mais oriental das ilhas polinésias pertence ao Chile. O explorador holandês Jakob Roggeveen chegou em 1722, no domingo da Páscoa, daí o seu nome. Também conhecida como Rapa Nui, é um dos territórios mais isolados do mundo. Situa-se a 3700 km a oeste da costa da América do Sul e quase 2000 km a sudeste de Pitcairn, a ilha habitada mais próxima. Desde o século VIII, os descendentes dos polinésios que a colonizaram foram construindo estátuas gigantes em pedra chamadas moais. Em Setembro passado, a ilha, com 2775 habitantes, foi abalada pelo primeiro caso de homicídio em mais de 15 anos. O fazendeiro Alberto Tepije foi preso sob suspeita de ter esfaqueado a ex-mulher, Maria Icaparati. O casal tinha-se separado recentemente. Segundo o administrador da ilha, este é o terceiro homicídio em 113 anos. O último datava de 1986. Silva! designers. Bom trabalho. Boas férias.

Ilha de Natal! Christmas Island é um território australiano situado no oceano Índico, a Sul da Indonésia. É uma ilha tropical, de 135 km2. Murray Hill é o seu ponto mais alto, com 361m. Natal não tem população indígena. 70% dos habitantes são chineses, 20% europeus e 10% malaios. Para uma população total de 1500 habitantes, existem 1000 rádios e 600 aparelhos de televisão. Todos os anos, a ilha é palco de um fenómeno natural extraordinário. Após as primeiras chuvas, em Outubro e Novembro, 100 milhões de caranguejos vermelhos migram das florestas do interior para o litoral para acasalar e desovar. A deslocação pode demorar até 18 dias. Os machos chegam primeiro à praia e mergulham na água para se refazerem da perda de sal e de humidade. Após o acasalamento, as fémeas permanecem junto ao mar duas semanas, aguardando que os ovos amadureçam para depois os lançarem ao longo da costa. Silva!designers. Bom trabalho. Boas férias




os primeiros...

/ (1 of 1)



...e os inéditos

/ (1 of 1)